Forest Fire Finder

O flagelo dos fogos florestais atinge muitos países e os últimos anos têm sido um testemunho real dessa situação.

As novas filosofias de combate aos fogos florestais passam pela intervenção rápida durante a fase inicial dos mesmos, implicando a utilização de menos recursos humanos e materiais.

Não obstante a valência de tal medida, a detecção de incêndios continua maioritariamente a ser efectuada de forma não sistemática, através da análise visual, o que significa que para obter um controlo efectivo da floresta são necessárias permanentemente pessoas nas torres de controlo e centenas de vigilantes, trabalhando 24 horas por dia.

Idealmente, um sistema de avisos deveria ser automático, autónomo, rápido e com capacidade de indicar o local exacto do início da combustão.

Assim, a NGNS-Ingenious Solutions desenvolveu um sistema inovador de detecção e localização de fogos florestais que permite aos proprietários florestais dispor de um sistema fidedigno, que dispensa a observação humana, dado o seu carácter autónomo e automático, e possibilita uma diminuição considerável do tempo de reacção de combate ao incêndio.

Dada a tecnologia que utiliza, caracteriza-se por ser único, apresentando reconhecidas vantagens na relação custo / benefício.

A sua versatilidade permite a sua aplicação para a cobertura da área florestal de um país, na protecção de parques naturais numa determinada área, de área florestais municipais ou de produtores florestais privados, quer o terreno seja plano ou montanhoso.

Portugal tem sido pioneiro na utilização deste sistema. Existem plataformas instaladas em Portugal e está já internacionalizado, dado o interesse manifestado por outros mercados, nomeadamente Espanha, Grécia e Uruguai, bem como Chile, França, Itália, Turquia, Emirados Árabes e Irão.

Newsletter

Receba comodamente todas as nossas actualizações

To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Ligue-se ao Parque